QUEM SOMOS
Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE)
QUEM SOMOS?
O Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) é uma instituição que se dedica à transmissão da psicanálise e outros campos do saber, prezando sempre pela ética e pela seriedade.
A carência de investimentos em ensino e pesquisa nessas áreas, e a falta de alternativas acessíveis e de qualidade no Brasil, fez com que surgisse a necessidade da abertura de um instituto com o nosso perfil. O Instituto ESPE foi fundado em 2019 em Londrina (PR), sede de nosso principal centro administrativo. O primeiro programa de especialização lato sensu da instituição teve início no mesmo ano de fundação, em parceria com o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores universidades privadas do Paraná, com mais de 40 anos de tradição. Esse programa, a Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, reúne métodos transformadores a um corpo docente multidisciplinar, formado por pesquisadoras e pesquisadores reconhecidos internacionalmente e com ampla experiência teórica e clínica, assim como os demais programas desenvolvidos ao longo desses anos.
Atualmente, somos a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Contamos com mais de mil alunos formados, mais de três mil alunos e quarenta turmas em cursos de pós-graduação em todas as regiões do Brasil, tanto na modalidade presencial nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS), quanto na modalidade de ensino remoto, com aulas ao vivo e interação real entre estudantes e professores.
Além das especializações, ofertamos outras atividades, como seminários, cursos livres e cursos clínicos, propostos por docentes e pesquisadores(as) com no mínimo quinze anos de experiência e clínica, indicados pelos coordenadores e aprovados pelo conselho da instituição. Cada atividade é elaborada para ter um formato único, com temáticas e abordagens exclusivas, sendo raramente reprisada. Confira aqui todos os nossos cursos e eventos!
Para conhecer alguns dos profissionais e as atividades ligadas ao Instituto ESPE, visite o nosso canal do YouTube, onde disponibilizamos centenas de aulas abertas ao público. Confira aqui nosso canal do Youtube!
POR QUE ESTUDAR NO INSTITUTO ESPE?
Antes de responder à pergunta, é importante que o próprio estudante se faça a pergunta “Onde eu gostaria de estudar psicanálise? Em uma instituição dedicada a este campo ou em uma instituição em que os programas de psicanálise e saúde mental são apenas mais um curso em seu portfólio.
Essa é uma pergunta importante, tendo em vista que o Instituto ESPE é uma instituição dedicada ao ensino e à pesquisa deste campo, ou seja, a psicanálise não é mais um curso em nosso portfólio. São mais de 80 analistas, entre professores, coordenadores e pesquisadores das mais diversas escolas de psicanálise do mundo, discutindo, ministrando e coordenando os projetos da instituição. A instituição, seus coordenadores e docentes primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno que passa pela instituição. Conheça alguns de nossos diferenciais:
METODOLOGIA DE ENSINO
Um psicanalista não se forma individualmente, mas sim junto aos pares, a outros psicanalistas, especialmente na exigente relação com a teoria. Em todos os nossos cursos, consideramos fundamental o contato e interação entre alunos e docentes. Portanto, além de nossos programas presenciais que auxiliam nessa relação, todos os nossos programas online são transmitidos ao vivo e a participação ao vivo em sala de aula (online) é obrigatória em todos nossos cursos de especialização.
PORTAL DE ENSINO
São mais de 100 horas de seminários, cursos, aulas e conteúdos ligados à psicanálise disponíveis em sua plataforma de ensino e transmissão. Os estudantes poderão complementar sua carga curricular com centenas de atividades extracurriculares ministradas por pesquisadores e analistas que são referência em sua área!
ESPECAST
Além de nosso portal de ensino, o Instituto ESPE desenvolveu uma plataforma streaming por assinatura com mais de 300 horas em pesquisas publicadas em formato de cursos, seminários, conferências e percursos científicos. Os interessados na plataforma podem assinar e ter acesso aos conteúdos por 12 meses. Clique aqui para conhecer o ESPEcast.
EDITORA SINTHOMA
Inaugurada em 2023, o projeto editorial do Instituto ESPE nasce com a intenção de publicar e fazer chegar aos leitores as investigações, pesquisas e produções expressivas e relevantes na área psicanalítica, desenvolvidas por autores reconhecidos pela seriedade e dedicação nas suas relações com a Psicanálise. Clique aqui para conhecer a Editora Sinthoma.
PROFESSORES(AS)
O Instituto ESPE trabalha com professores e pesquisadores que são referência em ensino e pesquisa no Brasil, analistas das mais variadas e referenciadas escolas de psicanálise do mundo, com mais de quinze anos de clínica e transmissão.
NOSSA POSIÇÃO COM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE UM ANALISTA
Enquanto instituição com viés acadêmico, que se dedica ao campo da psicanálise, nós, do Instituto ESPE, temos uma posição muito séria e transparente a respeito da formação do psicanalista. Em nossa visão, esta deve ocorrer de forma permanente, segundo o percurso de cada um, partindo sempre de sua análise pessoal, da supervisão dos casos atendidos, do estudo permanente da teoria e do vínculo com uma instituição dedicada a essa finalidade.
A formação de um psicanalista é uma questão que tem atraído o interesse da comunidade psicanalítica, já desde Freud, que por sinal esmiuçou esse tópico em seu clássico A questão da análise leiga, texto de 1926, no qual deixava claro que a Psicanálise não poderia se restringir ao domínio da Medicina, como era comum na época, como se fosse uma prática exclusiva dos médicos. Caso fosse nos dias de hoje, Freud provavelmente acrescentaria a Psicologia, ou seja, deixaria claro que a Psicanálise estaria fora dos domínios acadêmicos da Medicina e da Psicologia, ainda que por eles passe, tanto em termos de informação, como parte integrante dos currículos dessas duas graduações, ou ainda, ironicamente, como deformação, na verdade sendo apresentada – e interpretada pelos alunos – como mais uma tecnologia de tratamento, ao lado de outras modalidades terapêuticas, simplificando e relativizando sua potência vital, tanto de tratamento quanto de pesquisa das questões psíquicas mais profundas da alma humana.
Diante disso, Freud deixa claro que a formação de um psicanalista vai além dos bancos acadêmicos, instaurando-se aos poucos uma noção que hoje é aceita no meio psicanalítico, que a formação de um psicanalista passa por um tripé, ou seja, se apoia em três elementos fundamentais, a análise pessoal, a supervisão e o estudo permanente da teoria.
Desse modo, mesmo que contribua com os estudos teóricos, um curso não é responsável por conceder o título de analista a quem aspira exercer tal função. Sem dúvida, um curso ou uma pós-graduação em psicanálise é uma grande oportunidade para aqueles que desejam se aproximar de seus dispositivos conceituais de modo sistemático. No entanto, nenhuma instituição séria e transparente deveria oferecer ao ingressante a autorização para exercer a psicanálise após um curso.
De que se trata, então, essa autorização? Para Jacques Lacan (2003, p. 311-312), “o analista só se autoriza de si mesmo, isso é óbvio. (...) Aquilo de que ele tem de cuidar é que, a autorizar-se por si mesmo, haja apenas o analista. (...) Somente o analista, ou seja, não qualquer um, autoriza-se apenas de si mesmo”. Com esse aforismo, Lacan afirma que um indivíduo não pode se dizer psicanalista a qualquer momento e de maneira arbitrária. Tampouco, isso poderia ser garantido pelas mais diversas Escolas de Psicanálise, que estipulam normas a serem seguidas para que, ao final, se produza um psicanalista.
O que importa, então, para que alguém possa exercer essa função de forma ética? Como dissemos, o que importa é o percurso traçado por cada um, desde que seja contemplado o tripé da formação do psicanalista. Desse modo, autorizar-se de si mesmo, a partir de seu percurso, não quer dizer que, a qualquer momento e de qualquer forma, uma pessoa possa se dizer psicanalista. Além do tripé de sua formação, deve haver o compartilhamento e a troca com colegas que testemunham a práxis e a trajetória de um indivíduo na psicanálise. A formação, portanto, é “o que determina que um sujeito se ache capaz de sustentar uma demanda de análise que um outro lhe faz e de conduzir essa análise até um termo reconhecido como tal” (SILVESTRE, 1981 apud QUINET, 2009, p. 63).